Ushuaia – Patagônia Argentina

em Banco de Imagens do RS
Ushuaia – Patagônia Argentina
Residências de Ushuaia

Ushuaia é capital da Província Terra do Fogo. Seu nome provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda), e é pronunciado em castelhano pelos argentinos “Ussuaia” e não com som de ch como fazemos aqui no Brasil.

Localizada no sul da Argentina, a região foi habitada pelo homem desde milhares de anos, e foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. A cidade é limitada pela Cordilheira dos Andes, pelo Rio Olivia, pelo Parque Nacional Terra do Fogo e pelo Canal de Beagle. Cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.

Vista aérea do Ushuaia

Após a extinção do presídio, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo).

Seja ou não a cidade mais austral do planeta, Ushuaia, é uma das cidades mais frias da Argentina – as temperaturas médias de verão não chegam aos 10ºC. O anoitecer acontece lá pelas 22hs e as 23:50hs ainda víamos luz no céu. As montanhas que a cercam e a pequena baía protegem seu porto, que há séculos recebe aventureiros com destino à Antártica.

Futebol no Ushuaia

Conhecida como Tierra del Fuego, alcunha que vem da época em que navios estrangeiros passavam pela ilha principal e avistavam as fumaças das fogueiras de povos nômades. Essa região é dona de uma geografia selvagem que fascina os que vêm de terras distantes. Os principais pontos turísticos da cidade são atrativos naturais como a Estância Harberton, a Pingüinera, o Farol do Fim do Mundo, o Parque Nacional Terra do Fogo, o Monte Olivia, o Trem do Fim do Mundo e muito mais. Mas Ushuaia também conta com alguns museus, entre eles um antigo presídio.

Ushuaia vista do Porto

Nos próximos posts vou dar dicas sobre estes passeios, contar como foi nossa viagem e tentar mostrar um pouco mais deste lugar fascinante.

Você pode ver a galeria de fotos da Patagônia Argentina aqui !

Curtiu? Compartilhe: