Uma Grande Família
A ARFOC-RS comemorou neste sábado, (07/11) o seu 53º aniversário. O evento aconteceu no 10 andar do City Hotel, no centro de Porto Alegre. Mais de 80 pessoas prestigiaram o café da manhã que reuniu muitos associados, alguns ex-presidentes e diversas autoridades políticas.
Este ano a ARFOC-RS homenageou algumas pessoas que ajudaram a associação ao longo de sua trajetória, e entre elas estava o “tio Marcelo”.
O Itamar Aguiar, nosso presidente nos deixou uma mensagem sobre …
A MISSÃO DE CAPTAR IMAGENS
Tempos atrás conversando com alguns colegas, conversa bastante viva, alías, debatendo se o fato de ser um captador de imagens é uma arte ou simplesmente uma profissão. Se a palavra profissão evoca em alguns um sabor vulgar ou comum não é culpa nossa, pois eu a estimo como aquilo que sobrou do símbolo do trabalho perfeito dos obreiros mestres e artifícies dos tempos idos. Era a época onde não se tratava de rendimento e trabalho em série.
Captar imagens é uma profissão que pode tornar-se uma vocação, pois temos todos os recursos de uma arte e de uma técnica que tornam a profissão difícil.
Quanta psicologia temos de desenvolver ao receber nosso cliente, para determinar dentro de um espaço de tempo relativamente curto, a personalidade do objeto a ser captado! Quanta cortesia e amabilidade risonha devemos a fim de que cliente se sinta à vontade. Quanto senso artístico temos que ter para colocar nosso modelo em sua posição mais vantajosa, para achar a iluminacão mais lisonjeira e as expressões melhores. Quanto talento devemos usar para obter, graças aos nossos conhecimentos técnicos, uma imagem fiel, perfeita e bem apresentada.
Nós captadores de imagem, temos uma profissão difícil, pois ela dever reunir um grande número de qualidades indispensáveis, e além disso, torna-se uma profissão de artesão, por mais que se ponha isso em dúvida.
Aqueles que se dedicam a essas profissões devem saber que é indispensável reunir e colocar em ação um grande número de qualidades, muitas das quais podemos adquirir, mas cuja maior ia devem ser natas. Devemos possuir o estado de espírito de um mestre artesão e assim gostaremos de nossa profissão e o resultado do nosso trabalho será de qualidade e diferenciada.