Glaciar Perito Moreno – Parque Nacional Los Glaciares

em Banco de Imagens do RS
Glaciar Perito Moreno – Parque Nacional Los Glaciares
Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937, é o reino dos gelos continentais, geleiras, lagos e bosques. Ocupa uma superfície de 600.000 hectares localizada no sudoeste da Província de Santa Cruz, ao Sul da Argentina.

Sua espetacular beleza, o interesse científico que gera e a fauna em perigo de extinção que protege fizeram que no ano 1981 a UNESCO o declarasse Sítio de Patrimônio Mundial.

Glaciar Perito Moreno

Todos os lagos e as geleiras do Parque Nacional são imperdíveis já que possuem uma beleza incomparável e características que os fazem especiais uns e outros. A mais conhecida e imponente das geleiras deste Parque é o Glaciar Moreno, que se expande sobre as águas do Braço Sul do Lago Argentino, com um frente de 5 quilômetros e uma altura de mais de 60 metros sobre o nível da água. Da geleira caem continuamente pedaços de gelo de diversos tamanhos, produzindo ruídos realmente impressionantes.

Veja a ruptura do gelo nas paredes do Perito Moreno causado pelo deslocamento sobre as águas do Braço Sul do Lago Argentino.

No seu lento deslocamento a geleira supera o Canal de los Témpanos e atinge a beira oposta, formando um dique de gelo que obstrui as águas do Braço Rico do Lago Argentino. O desnível das águas da represa pode alcançar os 20m e sua pressão causa primeiro infiltrações e após um túnel de gelo na geleira, este restabelece a comunicação das águas e culmina com uma ruptura do “ponte de gelo”, no que provavelmente seja um dos eventos naturais mais maravilhosos da natureza.

Turistas visitam Glaciar Perito Moreno

Além desta ruptura periódica, o espetáculo é constante e deixa uma lembrança inesquecível o poder presenciar os desprendimentos de grandes blocos de gelo, o estrondo, as ondas que produzem e os azuis blocos derivando no lago. Um amplo sistema de passarelas e escadarias estendidas frente à geleira, na borda da Península de Magallanes, facilitam sua observação desde diferentes pontos e permitem tomar vistas desde todos os ângulos. Também é possível se embarcar em um Safári Náutico próximo a parede lateral da geleira e obter lindas dos blocos de gelo ao seu redor, como mostrarei no próximo post.

Visitano o Parque Nacional Los Glaciares

Junte-se a nós nessa aventura pela Patagônia:

Seguindo o nosso blog no Facebook: https://www.facebook.com/agenciapreview
Seguindo nosso perfil no Twitter: https://twitter.com/agenciapreview
Seguindo nosso perfil no Google+: https://plus.google.com/+Agenciapreview
Seguindo nossas fotos no Instagram: @jeffbernardes

Você pode ver a galeria de fotos da Patagônia Argentina aqui !

Curtiu? Compartilhe: