Falcoaria Hayabusa no Aeroporto Internacional Salgado Filho
No início de 2009, correram o mundo as imagens de um Airbus A-320 pousando sobre as águas do rio Hudson, em Nova Iorque (EUA). O fato ocorrido em 15 de janeiro, por sorte, não teve vítimas fatais graças à habilidade do piloto da aeronave. Mas o acidente serviu de alerta para as autoridades aeroportuárias. De acordo com as investigações, o choque de pássaros com o avião teria causado uma falha mecânica.
Para evitar que situações como esta se repitam no Brasil, teve iniciativa pioneira no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O Projeto Falcoaria é o primeiro a ser implantado com o objetivo único de controlar o perigo aviário no espaço aéreo de um terminal aeroportuário brasileiro. Onze aves de rapina vêm sendo treinadas desde o final de janeiro.
O falcoeiro responsável, Gustavo Trainini, diz que o método tem menor impacto ecológico do que qualquer outro inventado pelo homem. “Queremos realizar uma ação preventiva, apenas afastando as aves do aeroporto. Na verdade, vamos preservar a vida delas, e não matá-las.
Veja mais fotos da Falcoaria Hayabusa no aeroporto Internacional Salgado Filho.
Não se esqueça: Você pode receber nossa newsletter gratuitamente !!!