Produção de soja no Brasil

em Banco de Imagens do RS

A soja é, no Brasil, um dos principais itens da produção agrícola, sendo o país o segundo maior produtor mundial, movimentando em sua cadeia produtiva de agronegócio, no ano de 2002, entre trinta e cinquenta bilhões de dólares. Os cerrados nordestinos são uma das regiões que mais crescem em tal setor (longitudes a oeste da Caatinga, transição entre esta e a parte nordestina da Amazônia).

Agricultor segura grãos de soja

Agricultor segura grãos de soja

Compartilhar

Sua introdução deu-se no ano de 1882, pelo professor da Escola de Agronomia da Bahia em Cruz das Almas, Gustavo Dutra, a partir de matrizes estadunidenses. Em 1891 sua adaptação, com matrizes semelhantes às usadas por Dutra, foi experimentada pelo Instituto Agronômico de de Campinas, em São Paulo, resultando, uma década mais tarde, na primeira distribuição de sementes. Neste ano de 1901 tem notícia da primeira plantação ocorrida no país, no Rio Grande do Sul.

A produção da soja até 1941 era quase totalmente destinada à forragem animal, sendo que neste ano ocorre a mudança para a produção de grãos e farelo, que foi se desenvolvendo cada vez mais até a quase extinção do plantio para os fins originais.

No ano de 1973 ocorreu uma cheia no Rio Mississipi, nos Estados Unidos da América, criando a oportunidade para o empresário Olacyr de Moraes  inaugurar uma nova fronteira agrícola no país, através do cultivo da soja no cerrado doCentro-Oeste. Tornou-se este pioneiro o maior produtor individual do mundo, o que lhe valeu o título na imprensa de “Rei da Soja”.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...