Cais Mauá – Porto Alegre

Cisne Branco no Cais do Porto

Cisne Branco no Cais do Porto

Compartilhar

O Cais do Porto de Porto Alegre é um porto brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. Está situado na margem esquerda do Guaíba, na Av. Mauá nº 1.050, no bairro Centro. Une o centro produtor regional com o maior porto marítimo do Mercosul, o Porto de Rio Grande.

Neste local encontra-se o Cais Mauá, cujas características especiais o fizeram ser protegido pelos Patrimônios Históricos Nacional e Municipal. A importância histórica deste Cais reside no fato de sua construção ter representado um imenso esforço do governo e da sociedade gaúcha, no início do século XX, em direção à modernização urbana e ao desenvolvimento econômico. As estruturas levantadas também estabeleceram novos padrões de higiene, funcionalidade e estética para a construção civil.

A estrutura dos Armazéns A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2 e B3 compõe-se de peças metálicas rebitadas em ferro, importadas de Paris, e montadas no local. Os vãos da estrutura são preenchidos de alvenaria de tijolos maciços. Os armazéns, com suas coberturas com cumeeiras e telhados repetidos em duas águas, criam um ritmo arquitetônico contínuo de belo efeito. Tendo apenas um único pavimento, o seu pé-direito eleva-se de sete a dez metros. Integram os bens protegidos as gruas para movimentação de carga, que correm em trilhos metálicos na base da estrutura do telhado, os enormes guindastes ao longo do cais, e o pavimento de granito.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...