High Dynamic Range

em Fotos de Porto Alegre
High Dynamic Range

Tenho lido muito sobre imagen em HDR (High Dynamic Range) há algum tempo. Antes faziámos HDR utilizando filtros de cor e de densidade neutra. Agora com o digital, estou usando um programa que faz um grande trabalho de automatizar este processo.

Um HDR é uma imagem em que você foi capaz de criar com um leque maior de exposição do que uma máquina fotográfica (filme ou digital) normalmente poderia. Nosso sistema visual (olhos e o cérebro) são incríveis de várias maneiras. Uma destas é a ampla gama de luz você pode ver. Se alguém se posiciona em frente a uma janela, e está ensolarado lá fora, você pode ver detalhes tanto em seu rosto como do espaço exterior. A câmara fotográfica não faria isto sem ajuda da iluminação de um flash, por exemplo.

Para resolver esta situação sem o uso de luz artificial você poderá montar um tripé e fazer exposições múltiplas (tanto para a luz interior e exterior) e combiná-los mais tarde. Isto tem sido, tradicionalmente, feito usando um programa como o Photoshop Elements ou, colocando cada exposição sobre uma camada separada e escondendo ou revelando áreas para obter o bom efeito.

Existem outros programas que fazem isto, particularmente, tenho usado bastante o Photomatix. Um bom sinal deste software é a rapidez que você pode descobrir o básico sem ler o manual. Após colocar um grupo de imagens no Photomatix, você trabalha a foto final e salva um TIFF de 16 bits. Geralmente ótima. Já fiz isso manualmente no passado (acrescentar camadas), mas nunca de forma tão rápida e facilmente.

Curtiu? Compartilhe: