Geraldo Alckmin no Brasil de Ideias

Geraldo Alckmin no Brasil de Ideias

Geraldo Alckmin no Brasil de Ideias

Compartilhar

Comemorando sete anos de sucesso e com a presença de lideranças políticas e empresariais, o Brasil de Ideias da Revista Voto recebeu nesta sexta-feira (11) o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que explanou sobre as experiências positivas em terras paulistas das Parcerias Público Privadas na desburocratização da máquina pública.

Com o tema “A Inovação e as Parcerias Público Privadas no combate à burocracia”, O encontro contou com autoridades como o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o senador Lasier Martins, o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, além de empresários, jornalistas e personalidades do cenário gaúcho em um reunião-almoço no Salão Mercosul do Hotel Sheraton Porto Alegre.

Na abertura da sua palestra, Alckmin, que é dos prováveis candidatos à Presidência da República, fez uma comparação entre o Rio Grande do Sul e São Paulo: “Gaúchos e Paulistas têm algo em comum, o amor pelo trabalho”. Após, começou a elencar uma série de cases de sucesso sobre as PPPs, enfatizando que, em alguns casos, a retirada da necessidade de atestado técnico para as concessões foi fundamental para o sucesso. Segundo ele, isso permitiu que os investidores pudessem ser mais competitivos na licitações. Alckmin lembrou ainda que tais parcerias promoveram redução das taxas de pedágio em diversas rodovias paulistas como a Rodovia dos Calçados e lembrou que outras entidades também podem seguir esse caminho: hospitais, linhas do metrô e sistemas de água. Embora o cenário pareça extremamente favorável às Parcerias Público Privadas, ele alerta: “O sucesso das PPPs está no marco regulatório e na fiscalização”.

FOTO DIVULGAÇÃO

Entre os palestrantes, estava a a Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que analisou os altos custos gerados ao Estado devido às obras inacabadas, resultado da escassez de planejamento. “Para avançarmos, é preciso eficiência, que se dá também através da criatividade.” O evento contou ainda com a presença do Secretário Estadual de Planejamento, Carlos Búrigo, que fez um relato da situação das obras e concessões no Rio Grande do Sul.

Para finalizar o encontro, Geraldo Alckmin fez uma reflexão sobre o cenário brasileiro, indagando aos convidados sobre o que seria o “novo” para o Brasil. Ele mesmo respondeu: “O novo é querer defender o interesse coletivo”, lembrando que o país foi dominado pelo corporativismo, mas que tem vocação para o crescimento.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...