Futebol: duas faces e uma bola

em Blog

O futebol é facilmente meu esporte favorito para fotografar. Combinando os momentos de ação, emoção e um grande senso de rituais e cerimônias, o futebol torna-se um banquete visual para os olhos. Há uma razão pela qual mais 100.000 torcedores lotam seus estádios a cada fim de semana, fazem o planejamento de seus dias, feriados e até férias anuais em torno dos jogos e seus calendários.

Miranda (d) disputa bola com Johan Fano

Miranda (d) disputa bola com Johan Fano

Para fotografar futebol aplicam-se as noções básicas da fotografia, seja ela de esportes de ação ou não. Grandes e boas fontes de luz são fundamentais, mas isso não ocorre na prática em todos os estádios, quando temos de trabalhar a noite. Mas falemos além dos estádios mal iluminados.

Recopa Sul-Americana 2007

Recopa Sul-Americana 2007

A essência de toda a fotografia de esportes pode ser descrita em um velho ditado, muitas vezes repetida por editores mais experientes: Dois caras e uma bola. Quando você fica com duas faces bem no quadro da sua máquina, é muito provável que você terá uma foto utilizável. No entanto, isso é mais difícil de atingir do que você pensa. Por quê? Porque os jogadores não param um minuto dentro do campo. Estão correndo, dividindo, saltando para cabecear a bola, espremendo-se na barreira ou até mesmo tomando água na beira do campo próximo ao treinador. Tudo é imagem e tudo pode ser aproveitado – fotografado. Mas lembre-se: Se você pode ver os olhos, sua foto é melhor.

Copa Sulamericana

Copa Sulamericana

Outro fator importante é a posição que você ocupará no gramado. Se você está cobrindo uma equipe em especial, naturalmente você vai querer que a equipe esteja voltada para você. Quando eu fotografo o Internacional, procuro me posicionar próximo ao canto do escanteio, no lado de ataque colorado. Desta forma, há uma chance maior de captar os momentos significativos deste time vindo em sua direção, ou seja, atacando. Nesta posição podemos fotografar as jogadas da intermediária e os lances da grande área além, é claro, das comemorações de gol. Assim você vai ter uma grande imagem e uma foto para contar a história do jogo.

Alex durante a Libertadores da América

Alex durante a Libertadores da América

Esperar a reação, especialmente em situações de pressão, também é importante: foco no treinador e à margem para ver a reação deles. Uma lente longa vai ser muito importante para os detalhes. Geralmente uso a Canon 400mm f/2.8 pela sua luminosidade e pela ótima velocidade de foco das lentes L. Mas para destacar-se, você deverá saber compor também com outras lentes. As lentes curtas podem ser empregadas em câmeras remotas instaladas atrás da goleira ou na arquibancada, além é óbvio, dos momentos de tensão quando há invasões de campo ou grandes aglomerações de jogadores, comissão técnica e torcida.

Como em toda reportagem, você precisa adicionar significado para suas fotos. Isto significa que elas terão de contar a história do jogo. Este conselho aplica-se aos fotógrafos de jornal e revista. Mas quando trabalhamos para uma agência de comunicação, na divulgação da imagem de um patrocinador você terá de ir além. Sua obrigação torna-se contar a história do jogo mostrando o seu cliente da melhor forma.

Andrézinho comemora gol do Internacional

Andrézinho comemora gol do Internacional

Todos os resultados estão baseados nas suas decisões: Quais são os grandes jogos? Quem são os jogadores importantes? A multidão é um fator decisivo? Como mostrar o clima do jogo? Todas essas coisas entram em campo com você quando inicia-se o momento de contar a história do jogo. Muitos fotógrafos ouvem o rádio para saber mais sobre os jogadores, antes e durante a partida.

Quanto mais você souber sobre o assunto que estiver cobrindo, mais informativas serão suas imagens.

Todos os clichês são importantes – a cor, a pompa, o drama, etc. Para captá-los da melhor maneira o ideal é chegar cedo e ficar até mais tarde. Do momento de desembarque e caminhar pelos estacionamentos até o campo já está valendo. Muitas situações acontecem ali, especialmente em dias de decisão. Buscar a grande luz e esperar por instantes mágicos é decisivo. Se você tiver um relacionamento especial com um treinador ou cartola poderá ajudar a obter acesso a lugares restritos.

Chuteiras da Reebok

Chuteiras da Reebok

Procure pelos pequenos detalhes que contam as grandes histórias. Lembre-se de todos os povos em torno do evento – os treinadores, os fãs enlouquecidos, as torcidas organizadas, e etc. Tudo vai ajudá-lo a contar a história e não se esqueça que o futebol, como todos os esportes, é um esforço humano em primeiro lugar. Estas pessoas, jogadores e treinadores passam a vida inteira para chegar ao auge de seu esporte e quando eles ganham ou perdem, sua reação é genuína e torna-se um grande momento para a captura.

Edinho Ferreira

Edinho Ferreira

Pense especial. Sabendo os fundamentos você poderá quebrá-los. Mas lembre-se, cada vez que você começa uma partida de futebol, você terá a chance de fazer aquela fotografia que só acontecerá uma vez na vida.

Mundial Interclubes da FIFA

Mundial Interclubes da FIFA

Acompanhe-nos no Twitter e receba nossas imagens diariamente.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Posts mais lidos

Sorry. No data so far.

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...