Fotografando Esportes

em Blog

Hoje vou voltar ao básico. Sim, por simples que possa parecer, às vezes tudo volta ao início. Muitas pessoas perguntam sobre as câmeras, mas na verdade, todos nós sabemos que isso não é tudo sobre equipamento e equipamento não é tudo. Sempre brinco que o melhor equipamento que posso ter é um olho treinado para aquilo que desejo.

Copa Libertadores da América

Copa Libertadores da América

Fotografar esportes é a arte de captar acontecimentos desportivos e preservá-los na história. Todas as fotos tiradas durante, praticamente qualquer evento esportivo é considerado como uma fotografia de esportes. Todos também podem ser chamados de fotógrafo esportivo, enquanto uma tem uma câmera e vontade de tirar fotos esportivas.

Mas o fator principal de uma foto boa de esportes é a capacidade e as habilidades do fotógrafo em capturar imagens perfeitas. O ângulo dos tiros é muito crítico sobre o resultado da imagem. É aconselhável tirar fotos diferentes, seja no enquadramento ou na ação, para que se possa destacar depois. Momentos esportivos não se pode retroceder, não pode ser repetido. Ele acontece uma única vez. A maioria dos fotógrafos registra uma imagem concreta e não a imagem que eles estão procurando. Para ter foco na realização da foto desejada deve se ter a atitude. Algumas das melhores fotos são aquelas que imortalizaram ações rápidas como um soco no ar, uma cambalhota, a defesa de um goleiro ou um mergulho bem orquestrado. Não espere o momento certo, você não poderá visualizá-lo. Você deverá sim, antecipá-lo de modo que quando vem, você estará pronto para disparar.

Ronaldinho Gaúœcho

Ronaldinho Gaúœcho

Escolha uma boa localização. Sempre há ângulos retos para cada foto. Conhecendo o local certo pode dar ao fotógrafo uma visão melhor da sua escolha. Assim você poderá criar um ambiente especial, que complementará o movimento da ação. Escolher o local correto é importante porque as ações acontecem diferentemente de um local para outro. Além disso, a colocação da câmera é vital. Tanto quanto possível, você está sempre em perspectiva, não muito longe nem muito perto também. No contra-luz ou não.

A fotografia é uma questão de tempo, tempo para pressionar o obturador. Mesmo que tudo esteja perfeito, tudo será inútil se o fotógrafo atrasar um segundo pressionando o botão da câmera no final do movimento. Como tudo nessa vida é necessário ter tempo para aperfeiçoar, e a gente melhora bastante com a prática constante. Como o próprio esportista, o tempo passa, e “prever” o momento certo torna-se um reflexo para o fotógrafo pressionar o obturador.

Vivemos no mundo digital. A maioria das tecnologias e equipamentos disponíveis para os fotógrafos são digitais. O equipamento padrão hoje é digital DSLR. Este tipo de câmera é bom para fotografia de esportes, uma vez que pode capturar as ações rápidas e transitórias causadas pelo movimento constante dos esportes. As lentes são importantíssimas e também precisam ser consideradas. A distância focal de 200mm, 300mm e 400mm são melhor escolha para a fotografia esportiva, dependendo da modalidade. A velocidade também contribui para a capacidade da lente de congelar momentos, por tanto, as mais claras como as f/2.8 são as melhores.

Inter Campeão Mundial

Inter Campeão Mundial

As possibilidades de fotos esportivas são tão infinitas quanto a imaginação humana. Congelar o momento certo será lembrado para sempre.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...