Dicas para fotografar um show

em Geral

É chegado o Planeta Atlântida 2015 e com ele aquele friozinho na barriga que dá sempre que partimos para uma grande cobertura como esta. Hoje quando preparava meu kit de equipamento pensei em algo que realmente importa quando estamos fotografando os shows: a etiqueta. Aqui quero dizer que etiqueta é toda aquela regra, formalidade, cerimônia ou protocolo que envolve um evento deste tipo. Por isso, se você é novo nesse mundo, bem-vindo à selva. Aqui estão algumas sugestões de etiqueta ao fotografar shows.

1. Respeitar
Respeite todos ao seu redor, seja no pit de imprensa e no meio da multidão. Para mim, esta é a regra número um, e a base para todas as outras. Quando entro para fotografar um show, tenho em mente de que todos no pit são iguais, e que todos têm direito a suas fotos e seu próprio espaço. As sugestões a seguir são todas as extensões deste valor.

2. Cortesia
Vocês todos já estiveram lá – o pit é estreito, há um monte de fotógrafos, todos concentrados em seus trabalhos. Se você precisa passar e não há espaço, por favor faça-o de forma educada, peça com licença e passe. Praticar estas poucas regras de etiqueta, no meio de toda aquela confusão, por si só torna tudo muito mais suave no pit.

3. Cuidado com o seu Equipamento
Devido ao espaço limitado e alta probabilidade de colisões em um pit de imprensa lotado de fotógrafos, é uma boa idéia estar sempre tão atentos quanto possível sobre o seu trabalho e o seu equipamento. Preste atenção se você carrega grandes mochilas ou um segundo corpo pendurados fora do ombro. Lembre-se de manter seu equipamento fora do fluxo de tráfego. Arrume sua mochila sob o palco ou barricada, se possível, e jamais abandone seu equipamento em um lugar que você não consiga ficar olhando o tempo todo. A última coisa que alguém quer é perder um equipamento.

4. Cuide do seu Espaço
Além de manter um olho sobre o seu equipamento, é importante também estar ciente de sua posição em relação aos outros fotógrafos. Pessoalmente, meu objetivo é me mexer o mínimo possível no pit. Esta abordagem significa que eu não sou apenas imóvel, mas diminui as possibilidades de conflito com outros colegas. Além disso, se possível, eu sempre tento e deixar um espaço entre mim e os outros fotógrafos, afinal, ninguém gosta de um pit lotado.

5. Karma do Pit
Para qualquer pose ou momento de uma “estrela do rock”, é muito provável que exista poucos ângulos em um pit linear e que vários fotógrafos queiram ocupar ao mesmo tempo. Enquanto procuro tenazmente ir atrás das imagens que eu quero, eu também tento dar oportunidade aos outros uma vez que eu já tenha feito a minha foto. Dar um passo para traz e deixá-lo ir a frente, e todos nós ganhamos.

6. Seja gentil a Segurança
Não são somente os rapazes e as moças da segurança, geralmente eles são pessoas grandes, e detém um certo poder no meio da multidão. E nunca se esqueça: um deles pode ser o seu melhor amigo, quando as coisas azedarem. Uma das primeiras coisas que eu faço quando chego ao local dos show é fazer uma ronda e dizer um “olá” a todos que estarão trabalhando conosco durante evento. Sempre achei isso uma boa prática, especialmente para os locais que freqüento.

7. Fotos da Multidão
Se você quer fotografar na multidão, chegue cedo. A sua credencial de foto lhe dá direito a fotografar, nada mais. Uma coisa é entrar no pit de imprensa minutos antes do show, outra bem diferente é conseguir uma localização privilegiada no meio da multidão. Muito importante para fotografar na multidão é fazer amizade com aqueles que te rodeiam. Quebre o gelo e converse com seus vizinhos, especialmente se eles estão em uma posição que você gostaria de ocupar em determinado momento durante o show 😉

Estas são apenas algumas dicas para um trabalho suave que eu tento manter em mente quando estou fotografando em público. Você tem alguma sugestão ou outras dicas, sinta-se livre para comentar e compartilhar conosco.

Nos encontramos no Planeta Atlântida 2015 #SóQuemVaiSabe

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...