Composição das Fotos

em Geral

Talvez maior parte do tempo, perdemos uma bela composição simplesmente porque não tivemos a oportunidade de procurar uma alternativa um pouco melhor. Quando você encontrou uma cena de que gostou, não se esqueça de considerar outras alternativas que você poderia usar para melhorar a composição. É mais fácil do que você imagina.

Dock de Itapuã - RS

Dock de Itapuã - RS

Caminhada – Muitas vezes caminhar para encontrar um lugar melhor para fotografar uma cena ou o objeto é a alternativa para compor a melhor foto. Se possível, dar uma volta e olhar para a cena de diferentes áreas. Considere tudo o que no local possa lhe dar a melhor chance de compor a foto com as regras da boa composição em mente e se vale a pena quebrar alguma dessas regras. Regras não te impedem de fazer nada que valha a pena.

Trapiche

Trapiche

Mude o ângulo da câmera – Simplesmente mover o ângulo da câmera para cima e para baixo e depois esquerda e direita vai mostrar por onde você poderia começar. Pergunte=se: “Será que este plano vai melhorar ou piorar a visão desta cena? Você pode, também, omitir elementos que causam distração, como galhos de árvores ou ppedaços de construção e etc..

Horizontal ou Vertical – Será que o seu enquadramento será melhor servido por segurar a câmera na vertical ou na horizontal? Não se esqueça que você também pode considerar como você pode recortar a foto. Como citei antes, regaras não te impedem, e atualmente, até fotos com o horizonte inclinado tem sido publicadas. Tudo deve sim estar de acordo com o tema que você está contando. Não fica legal, por exemplo, colocarmos um barco inclinado, entretanto se mostrarmos um atleta subindo uma ladeira, esta mensagem poderá ser acentuada inclinando o quadro.

Pôr-do-sol em Itapu‹ã

Pôr-do-sol em Itapu‹ã

Ponto de Visão – Isso se encaixa com a caminhada em torno do teu assunto, mas olhe para os lugares que podem oferecer um ponto de vista diferente sobre o assunto que você está fotografando. Você pode fotografar a partir de uma posição mais elevada? A mais baixa? Isso muitas vezes pode te dar um enquadramento/composição mais dramático e é a razão pela qual muitas vezes você vê os fotógrafos se contorcendo em algumas posições bastante desconfortável. Geralmente pequenas alterações do lugar onde estamos podem nos oferecer visões totalmente novas.

Preencha o Frame – Você pode fazer isso ficando mais próximo do objeto ou, se isso não for possível, usando um zoom. Preenchendo o visor da sua câmera geralmente resulta em uma melhor composição. Entretanto preencher o quadro não significa adicionar elementos a cena. Muitas composições com poucos elementos se tornam agadáveis por usarmos espaços livres apenas com cores, fortes ou não.

Parque Estadual de Itapu‹ã

Parque Estadual de Itapu‹ã

Esteja atento. Pense sobre o assunto que você está fotografando. E lembre-se que há sempre novas alternativas a compor uma fotografia.

Acompanhe-nos no Twitter e receba nossas imagens diariamente.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...