Basílica de Sacré Coeur

em Geral
Vista aérea de Paris, a partir da Sacré Coeur

Vista aérea de Paris, a partir da Sacré Coeur

Compartilhar

A colossal Basílica de Sacré Coeur está localizada no alto da colina de Montmartre, cujo nome significa “monte dos mártires” e encontra-se ao norte de Paris a 129m acima do nível do mar.

A zona de Montmartre e seu arredor é sem dúvida uma das mais contrastantes zonas de Paris: você encontra uma multidão formada por fiéis que visitam e frequentam a Igreja do Sacré Coeur, clientes de bares e de sex shops da periferia de Moulin de la Galette, e um cenário de belos terraços na Place des Abbesses.

O acesso até a igreja pode ser feito por escadas ou se preferir, de funicular (o bondinho). Um outro jeito é subir pela parte de trás da colina, por suas ruas curvas e mais inclinadas.

Interior da Basílica de Sacré Coeur

Interior da Basílica de Sacré Coeur

Compartilhar

Ainda que seja a Catedral de Notre Dame a ostentar o título oficial de maior monumento religioso de Paris, a Sacré Coeur pode surpreender pela sua belaza e por ser um dos melhores pontos a oferecer uma acurada visão panorâmica da cidade.

Sua construção iniciou-se por volta de 1875. Alguns dizem que essa iniciativa surgiu como uma tentativa de pedir perdão a Deus pelas faltas cometidas, visto que a França vivia um período difícil como a guerra contra Alemanha e a relação desgastada entre o Vaticano e os franceses, e atribuía estes a um castigo de Deus. Outros dizem que sua construção foi uma forma de pagamento da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury, caso a França sobrevivesse as investidas do exército alemão.

Basílica de Sacré Coeur

Basílica de Sacré Coeur

Compartilhar

À partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinarem. Atualmente, a basílica é um dos monumentos mais visitados de Paris.

Possui um formato de cruz grega, formada por 4 cúpulas incluindo a central, cuja altura possui 80m. No campanário, possui um sino de 3m de diâmetro com mais de 26 toneladas.

A basílica segue as diretrizes da arquitetura romana e bizantina e ifluenciou outros edifícios religiosos do século XX.

Veja mais fotos de Paris aqui!

 

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...