Banda de uma mulher só

em Blog

Na manhã de 27 de dezembro de 2007, quatro dias antes do término de seu primeiro ano de gestão, Yeda Crusius reconheceu implicitamente a Zero Hora que havia timidez na divulgação das ações do governo e disse que, no ano seguinte, as realizações teriam mais visibilidade:

– Vou fazer muita banda de música, no estrito senso da expressão.

O ano que se aproxima do fim foi ainda mais difícil para o governo do que o anterior. Vistos em retrospectiva, os momentos festivos parecem pausas planejadas para aumentar a carga dramática das crises. Mas houve, sim, espetáculo, e dele se encarregou a personalidade mais exuberante do governo: a própria governadora.

Com décadas de vida pública, Yeda ainda é capaz de exibir a graça de uma recém-chegada à política. Os comentários desconcertantes que já entraram para a história – “Não me perguntes onde fica o Alegrete”, “Puseram um bebê japonês no meu colo” – vêm da mulher simples que a governadora soube não deixar de ser. E é visível em Yeda uma atenção, incomum em seus antecessores, ao simbolismo dos imóveis oficiais. Este ano, houve a reforma do Palácio Piratini, a ocupação da Casa Branca no Parque Assis Brasil e, agora, a instalação do governo na residência de José Gomes de Vasconcellos Jardim, em Guaíba. Com exceção do investimento na reforma do Piratini – que nem a oposição questiona –, há pouco mais do que liturgia nesses pequenos gestos.

Mas a comunicadora Yeda vê neles uma oportunidade de oxigenar o poder e aproximá-lo dos gaúchos comuns.

Esta é uma reprodução do texto de LUIZ ANTÔNIO ARAUJO, editor de política do jornal Zero Hora.

Mais políticos poderiam ter na simplicidade da Governadora, um exemplo a seguir. Quando falo dos políticos não generalizo, mas muitos se preocupam com picuinhas provincianas e não se dão conta – ou não aceitam – a grandesa de certas atitudes.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...