As magrelas de Amsterdã

em Blog

Outro fator que contribui para aumentar a sensação de liberdade é a forma de locomoção em Amsterdã. A cidade é repleta de ciclovias e, dos 740.000 habitantes, mais de 600.000 são usuários de bicicletas. Para todas as direções que apontam nossos olhares, vemos bicicletas. E não há limite de idade, crianças, jovens, adultos e idosos desfrutam do mesmo meio de transporte.

Há mulheres que andam de saias e salto alto, alguns homens pedalam de terno. Eles têm uma prática incrível, mesmo com sacolas de compras os holandeses conseguem se equilibrar bem no veículo.

Para se ter uma idéia da importância das bicicletas em Amsterdã, o estacionamento da Estação Central comporta incríveis 8 mil “magrelas”! Nas ruas, todo trânsito está adaptado para o tráfego das bicicletas; há ciclovias de mão-dupla e até sinaleiras especiais.

Aos pedestres é necessária atenção redobrada. Atravessar a rua é um exercício de cidadania, é preciso estar atento aos carros, bondes e, é claro, às muitas bicicletas. Nas curiosas leis locais, as bicicletas têm preferência em relação ao pedestre.


Quando um gaiato desavisado atravessa a rua e não vê uma bicicleta, os ciclistas tocam um sino ou uma buzina para alertar. Além do evidente ganho ambiental (já que as bicicletas são silenciosas e não poluem), há o ganho em qualidade de vida. O porte esguio e atlético dos moradores de Amsterdã vem do diário e habitual convívio com as bicicletas.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...