As fotos coloridas dos Irmãos Lumière

em Blog

Os irmãos Lumière usaram uma técnica complexa, o autochrome. Foi um método popular para produzir em 1904 as primeiras fotos coloridas. Eram usados grânulos de amido de batata (fécula), tingidos de verde,laranja e violeta para criar imagens coloridas em placas de vidro, semelhante a slides. Ao passar pelos grãos, a luz se decompõe e cria o colorido suave que se vê nas fotos produzidas dessa maneira.

Cores pastéi, com um ligeiro efeito granulado. Basicamente é isso um autocromo: uma chapa de vidro coberta por minúsculos grãos transparentes de cor laranja verde e violeta, sobrepostos a uma imagem fotográfica preto e branco. Era feito deste modo: grãos de amido de batata, de dimensões microscópicas corados, misturados em certa proporção e espalhados sobre a chapa de vidro, numa camada muito fina.

A seguir eram cobertos por uma camada de verniz impermeável, que os isolava dos banhos de processamentos. Em seguida, imersos numa emulsão pancromática, que é sensível a todas as cores. O resultado está no pps anexo. Fotos muito bonitas, mais parecendo pinturas de Monet ou Renoir.

Acompanhe-nos no Twitter e receba nossas imagens diariamente.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Posts mais lidos

Sorry. No data so far.

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...