A Torre Eiffel

em Geral
Torre Eiffel ao entardecer

Torre Eiffel ao entardecer

Compartilhar

A Torre Eiffel, símbolo de Paris e da França, faz um sucesso que ninguém esperava quando foi construída em 1889. Ela recebe todos os anos cerca de 7 milhões de visitantes e tornou-se ao longo das décadas um monumento imperdível de ser visitado.

A grande “dama de ferro”, domina a cidade-luz com seus 324 metros de altura. Símbolo vertiginoso da Revolução Industrial no coração de Paris, resquício da exposição universal de 1889, a Torre Eiffel não envelhece nunca. Revestida de uma iluminação dourada a partir do cair da noite (desde o ano de 1985), ela resplandece durante os primeiros cinco minutos de cada hora desde o réveillon do ano 2000. Mais um exemplo de algo temporário que tornou-se permanente. Afinal, com sua silhueta frágil, graciosa e vertiginosa, a Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel justamente com o objetivo de ser uma instalação temporária.

Torre Eiffel vista da Basílica de Sacré Cœur

Torre Eiffel vista da Basílica de Sacré Cœur

Compartilhar

A construção de Gustave Eiffel é imponente. Com seus 303 metros de altura (sem contar as antenas ali instaladas), ela pesa mais de 10.000 toneladas e é constituída de 18.000 peças de metal unidas por 2.500.000 rebites. Sua pintura já foi renovada cerca de 20 vezes e ela chegou a perder 1.340 toneladas supérfluas durante uma grande reforma em 1985. Para chegar aos dois primeiros andares, é preciso utilizar os elevadores ou subir as escadas – são 704 degraus até o segundo andar. A subida permite ao visitante admirar de maneira privilegiada o coração da estrutura metálica da Torre, bem como ter acesso a diversos ângulos de visão da capital.

Do segundo andar pode-se avistar os mais importantes monumentos da capital, como a Catedral Notre-Dame, o Louvre e sua Pirâmide, o Arco do Triunfo e até, ao longe, o Palácio de Versalhes. Cada andar coloca à disposição do visitante um imenso leque de escolhas panorâmicas, culturais ou gastronômicas: o trajeto “A epopéia da Torre Eiffel” e a sala de projeções Cineiffel no primeiro andar com suas imagens insólitas da Torre, o restaurante gastronômico Le Jules Verne no segundo andar, o escritório de Gustave Eiffel reconstituído e, no último andar, o bar vertiginoso onde serve-se apenas champanhe… Com o pôr-do-sol, a partir da Torre, cujo acesso é permitido até às 23 horas, a cidade-luz se desnuda, oferecendo ao visitante um verdadeiro espetáculo repleto de luzes vivas e coloridas que destacam-se sobre um fundo de noite estrelada.

Com o Champ-de-Mars (Campo de Marte), magnífico parque parisiense a seus pés e, do outro lado do Rio Sena, a Esplanada de Trocadéro a partir da qual tem-se uma vista da Torre de tirar o fôlego, a Dama Eiffel é, há muito tempo, palco de iluminações espetaculares e de eventos marcantes: os fogos de artifício do dia 14 de julho, o espetáculo pirotécnico da passagem para o ano 2000, a iluminação azul durante a presidência francesa da União Européia ou multicolorida para comemorar seus 120 anos, diversas instalações (uma pista de patinação, um jardim…). Desde a sua inauguração, ela constitui uma fonte de inspiração para muitos artistas, pintores (Bonnard, Vuillard, Dufy, Chagall…), cantores e escritores. O pintor cubista Robert Delaunay (1885-1941) dedicou a ela grande parte de sua obra. Durante o período da Belle Epoque, a cantora de cabaré Mistinguett não podia acreditar que ela ainda se encontrava em pé. Nos anos 1970, o cantor Jacques Dutronc se mostrou preocupado em uma de suas canções, temendo que ela tivesse frio nos pés. Mais que um monumento, ela tornou-se “a alma” da cidade-luz, no firmamento do rio Sena e do céu de Paris. “Construção inútil e insubstituível, mundo familiar e símbolo heróico, testemunha dos acontecimentos de todo um século e monumento sempre novo, objeto inimitável e sempre reproduzido…”, dizia Roland Barthes (A Torre Eiffel, editora Delpirre, 1964).

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...