A charqueada São João em Pelotas

em Banco de Imagens do RS

Na Charqueada São João, em Pelotas, a história está resguardada nas paredes de tons esmaecidos, nas águas correntes dos antigos arroios de sangue e nos gramados de um verde ancestral, cuidados desde os séculos passados. Sobre a terra que sustenta a casa, ainda transitam as lendas e os mitos das guerras e das revoluções.

O patrimônio arquitetônico exposto no centro histórico de Pelotas, que ainda hoje impressiona quem visita a cidade, não seria erguido se não fosse o esplendor econômico vivido durante o século 19, baseado, principalmente, na produção e comércio de charque.

Sendo um dos mais belos e íntegros exemplares da arquitetura do Ciclo do Charque, a Charqueada São João, das maiores do Rio Grande do Sul, foi construída entre 1807 e 1810, conservando, ainda hoje, o esplendor da época. Localiza-se às margens do Arroio Pelotas.

A Charqueada São João organiza visitas guiadas por suas dependências e aluga espaços para eventos. A beleza natural e a boa conservação das construções pesaram para que o local fosse escolhido como um dos cenários do filme O Tempo e o Vento. Em 2002, já havia servido de morada para os personagens de A Casa das Sete Mulheres, minissérie da Globo.

Compartilhe:

Veja Também:

Bem vindo ao blog da Preview - Banco de Imagens.

Fique a vontade para compartilhar nossas fotos!

Embarque nesta aventura

Receba nossa newsletter, conteúdo exclusivo, promoções e muito mais...